fbpx

Férias: Curtas seu descanso com saúde com essas dicas!


É chegado o fim de ano e, com ele, as tão esperadas férias. Após um ano repleto de trabalho, esforço e dedicação para cumprir os objetivos, o momento é de descansar e relaxar corpo e mente.

Mas, se você acha que elas são sinônimo de “jogar tudo para cima”, inclusive em relação à saúde, está muito errado. É nessa época que a atenção deve ser redobrada. Isso porque acabamos modificando nossa alimentação, nos exercitamos menos e ficamos mais expostos ao sol.

Neste texto, vamos dar dicas de como cuidar da sua saúde durante esse período de recesso.

férias

Cuidados especiais com o Sol nas Férias

O período das férias coincide com o verão. Com isso, as pessoas geralmente vão à praia, a clubes, saem de casa em dias de sol forte para se divertir. Claro que é muito importante curtir, mas se expor ao sol sem tomar os devidos cuidados é muito perigoso.

A primeira orientação é ter consciência de que, apesar de o sol ser mais forte no verão, os cuidados devem ser intensos durante todo o ano. Mesmo quando está mais fraco, o sol incide sobre a pele e pode causar problemas.

Evite exposição aos raios solares no horário entre 10 e 16 horas, porque as chances de queimaduras são maiores. Proteja-se com filtro solar, chapéus e use sempre roupas leves.

Não se deve utilizar filtro solar em menores de 6 meses de idade, bem como expô-los ao sol em horários desaconselhados. Isso pode fazer muito mal para o desenvolvimento do bebê.

Outros cuidados

A seguir, listamos cinco dicas importantes para você dar atenção e cuidar da sua saúde.

  • Alimentação: é algo que sofre muitas modificações durante as férias, pois costumamos comer alimentos menos saudáveis e mais gordurosos. Além disso, a quantidade de comida também aumenta. Mas, se você quer manter a saúde nesse período de descanso, tenha cuidado. Não pule refeições, pois isso é um dos principais motivos que fazem as pessoas ganharem peso. Não coma rápido demais. Evite alimentos embutidos. Fast-food? Não exagere. Coma somente o necessário, não ache que porque está de férias está liberado comer mais do que o que o corpo precisa.
  • Bebidas alcoólicas: o ideal para a saúde é não consumir álcool. Mas, se você gosta, as férias são uma boa oportunidade para se divertir com isso. Ainda assim, evite exageros. Beber demais, além de ressaca, pode fazer você engordar.
  • Descanso: nas férias, é quando as pessoas tiram mais tempo para descansar. Para quem viajar ou optar ficar em casa, os momentos de lazer são intensos. Para compensar, dormir é essencial. Aqui, nada de diferente. As oito horas por noite continuam sendo ideais para que o corpo relaxe e tenha energias para curtir os momentos livres.
  • Pratique exercícios: apesar de ser o momento de descanso e lazer, não deixe o sedentarismo tomar conta. Pratique exercícios, mesmo que mais leves. Caminhada, corrida na praia, alongamentos. Tudo isso é importante para manter o corpo ativo.

Mesmo nas férias, não vacile. Tome os devidos cuidados com a saúde e aproveite o máximo!

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.