fbpx

Alimentação Saudável: Açúcar, gordura ou carboidrato: quem é o vilão da sua saúde?


Manter uma alimentação saudável é um verdadeiro desafio nos tempos atuais, quando a maioria dos alimentos é industrializada. Embora o assunto seja muito debatido na internet e em outros meios de comunicação, sempre há informações controversas, além de estudos e descobertas médicas que alteram o posicionamento de especialistas sobre determinados grupos de alimentos.

alimentação saudável

Um exemplo é o estudo publicado no fim de agosto deste ano pela The Lancet, uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo. Tendo como base uma pesquisa de sete anos e aproximadamente 135 mil pessoas avaliadas, o estudo apontou que consumir açúcares e carboidratos em excesso é mais prejudicial para a saúde do que o consumo de gorduras – que eram consideradas, até então, as maiores vilãs de uma dieta saudável.

Entretanto, apesar de ser um estudo interessante, é indispensável lembrar às pessoas que cortar totalmente o açúcar da dieta não é a solução ideal para quem deseja se alimentar de maneira saudável, e se privar de carboidratos por um longo período de tempo pode ser até mesmo perigoso para a saúde.

Os perigos das dietas da moda

Dietas que restringem a ingestão de carboidratos podem parecer a melhor solução para quem deseja perder peso ou mesmo entrar em forma, mas uma comida equilibrada precisa incluir todos os nutrientes. 

Os carboidratos são uma importante fonte de energia para o nosso organismo. Eles fornecem a glicose, indispensável para o funcionamento do cérebro e de outros órgãos. A falta deles pode provocar sintomas como fadiga, cansaço, dores de cabeça, mau hálito e, em casos mais severos, fraqueza e desmaios. Além disso, como os carboidratos estão relacionados à produção de serotonina, sua falta pode causar mau humor, estresse e irritação.

Para quem pratica exercícios físicos e deseja músculos mais definidos, esses nutrientes também são importantes, pois sem eles o organismo irá utilizar as proteínas mais rápido, impedindo que os músculos as utilizem para se recuperar após o treino.

Portanto, embora o seu consumo exagerado possa provocar o aumento de peso e prejudicar a saúde, os carboidratos não devem ser totalmente dispensados da sua dieta. 

Reeducação alimentar é a melhor solução

A maioria das pessoas acredita que, para ter uma alimentação saudável, precisa se privar de determinados alimentos. Preocupadas com a saúde e a estética, elas pensam que nunca mais poderão comer uma porção de batata frita, uma barra de chocolate ou beber uma cerveja no happy hour com os amigos. Contudo, todas essas privações só tornam ainda mais difícil não cair em tentação e acabar abandonando a dieta de vez.

A verdade é que não é necessário se proibir de comer coisas de que você gosta. O segredo é encontrar o equilíbrio. É claro que não dá para almoçar fast-food todos os dias, mas se você passou a semana inteira se alimentando corretamente, comendo carnes magras, verduras, legumes, frutas e grãos integrais, comer um pedaço de bolo na festa de aniversário do seu sobrinho não vai te prejudicar nem te fazer engordar.

Faça substituições inteligentes no cardápio, mas sem se privar definitivamente dos seus pratos preferidos. O segredo é controlar as quantidades – e a frequência – em que esses alimentos são ingeridos. Dessa forma, é possível encontrar o equilíbrio de uma alimentação saudável que te deixe feliz. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.