fbpx

Alimentação saudável: Dicas de alimentação para a saúde


Além de prevenir doenças como diabetes, diversos tipos de câncer, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras, os cuidados com a alimentação saudável trazem diversos benefícios para o bom funcionamento de nosso organismo e, consequentemente, ajuda a melhoria da qualidade de vida. 

Uma das maiores preocupações de profissionais da saúde atualmente é exatamente com a alimentação, visto que uma alimentação saudável além de prevenir, também é um agente importante no tratamento de várias doenças.

Alimentação saudável

Incorpore alimentos saudáveis a sua dieta

Vários estudos apontam para os benefícios da alimentação saudável. Diversos alimentos são poderosos aliados na prevenção e tratamento de diversas doenças e na melhoria do desempenho de várias funções do corpo humano. E muitas dessas comidas são comuns e fáceis de encontrar e serem adicionados à alimentação saudável do dia a dia do brasileiro, tais como: 

  • Beterraba: Quer praticar mais exercícios, mas se cansa facilmente? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Exeter e Escola de Medicina Península, ambas da Inglaterra, consumir o suco da beterraba com frequência pode aumentar a resistência e facilita a prática da atividade física em até 16{2690a7949ce888c09a97543c68d970a9cc8449c3028f6cc6c60b5f68b2e71d84} mais tempo. 
  • Chá preto: para você que tem problemas de diabetes, pesquisas recentes de cientistas do Laboratório Tianjin Key da China constataram que a substância polissacarídica encontrada no chá preto, extraído da planta Camelia Sinensis, possui propriedades capazes de inibir a glicose. Além disso, o chá ainda exerce efeito sobre os radicais livres relacionados ao surgimento de patologias como artrite reumatoide e câncer.
  • Peixes: as espécies de água salgada, principalmente das mais profundas, são ricas em Ômega-3, um tipo de gordura saudável que, se consumidos pelo menos três vezes por semana, auxilia na redução do LDL (o colesterol ruim), sendo um alimento indicado para pessoas que querem prevenir ou que já têm problemas de coração. 

Substitua os refrigerantes e sucos industrializados por bebidas naturais para uma Alimentação saudável

Um dos piores hábitos alimentares é a ingestão frequente de bebidas industrializadas como os refrigerantes e sucos industrializados. Isso porque essas bebidas são ricas em açúcar e, por isso, são muito calóricas, não contribuindo para a alimentação saudável. Estudos recentes associam o consumo frequente de refrigerantes ao aumento das probabilidades de risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a problemas respiratórios, associado ao ganho de peso, visto que fica estocado no organismo em forma de tecido gorduroso – tecido este que está associado à produção de diversos hormônios, sendo que alguns são responsáveis por causar inflamação respiratória. 

Para se ter uma ideia, uma pessoa que consuma por dia uma lata de refrigerante do tipo cola, de 350 ml, consome 37 gramas de açúcar, o que mensalmente representa um quilo de açúcar. 

Em vez de consumir refrigerantes, procure substituir por sucos naturais e água de coco para ter uma alimentação saudável. Apesar de calóricos, os sucos naturais contêm sais minerais, vitaminas e fibras importantes para o funcionamento do corpo e, nos dias quentes, são ótimos para refrescar. 

Já a água de coco traz muitos benefícios, tais como, hidratação, restauração de eletrólitos, é rica em nutrientes, acelera o metabolismo – o que auxilia na perda de peso –, sua baixa quantidade de sódio e alta quantidade potássio auxiliam no controle da pressão arterial, remove toxinas do corpo, etc.

O consumo de água não deve ser substituído por nenhuma outra bebida; contudo, é com frequência que isso acontece. Reveja seus hábitos e procure ingerir mais água durante o dia. Os benefícios são os mais diversos: melhora o funcionamento dos rins, diminuição do inchaço, melhora a circulação sanguínea, auxilia no processo de emagrecimento, regula a temperatura corporal, auxilia na nutrição do corpo ao facilitar o transporte de nutrientes, facilita a digestão, entre outros. 

Gostou do nosso conteúdo?

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.