fbpx

Saúde Bucal Coletiva: Saiba mais sobre isso!


A saúde bucal coletiva atualmente é de responsabilidade do Ministério da Saúde, bem como todas as políticas de saúde que envolvem coletividade. As políticas públicas e programas que envolvem a saúde bucal coletiva desenvolvem ações de prevenção na sociedade. 

saúde bucal coletiva

Muitas Conferências já foram realizadas com o objetivo de ampliar as discussões sobre saúde bucal coletiva, como também a criação de propostas que possam ampliar e melhorar o atendimento clínico de serviços odontológicos públicos.

O serviço de saúde bucal coletiva também realiza pesquisas para saber mais sobre os problemas odontológicos que mais afetam a população de determinada região, o que vai embasar as políticas e programas a serem aplicadas nesse local. E todo o trabalho visa a promoção e prevenção da saúde bucal, além de oferecer tratamento até a reabilitação do indivíduo para que ela possa ter a sua qualidade de vida de volta.

Formação Acadêmica

Existem Instituições de Ensino especializadas em aperfeiçoamento de profissionais para atuar especificamente com saúde bucal coletiva. Os cursos são rigorosamente controlados pelo Conselho Federal de Odontologia. Os alunos cursam disciplinas que norteiam conhecimentos odontológicos, como também políticas públicas de saúde bucal coletiva, antropologia, sociologia, epidemiologia e outros conhecimentos para atendimento prioritário no foco social. O curso pode ter duração de até cinco anos conforme a Instituição.

Saiba mais

É prioridade no trabalho com saúde bucal coletiva a busca por metas e diagnósticos científicos para atender determinada comunidade que esta carente ou com um sistema precário de serviços odontológicos.

Não é um projeto que atende em um plano individual de prestação odontológica, mas toda a região carente que está precisando promover um atendimento de qualidade através de clínicas medicas especializadas em saúde bucal. Esse tipo de projeto que pode surgir tanto dos órgãos públicos, como também de organizações não estatais.

Conferencias sobre saúde Publica buscam alternativas para criar um serviço clínico dentário cada vez mais eficiente, são proposições que procuram oferecer atenção especial ao publico que está sofrendo algum tipo de doença bucal em determinadas comunidades carentes. 

Porém, a promoção e a eficiência deste tipo de assistência bucal ainda sofrem influência de muitos fatores sociais e econômicos que impedem a evolução na qualidade de atendimento bucal. Mas algumas ações são desenvolvidas tanto pelo governo quanto por ONGs que não deixam este tipo de assistência ficar ainda mais precária.

Este trabalho de Saúde Bucal Coletiva tem como objetivo buscar ações e serviços no respeito ao próximo e na humanização do atendimento, pois a intenção é buscar a solução para aquelas pessoas que passam por dores, aflições e muitos problemas causados pela precária higiene bucal. 

Nesta perspectiva, o serviço de saúde bucal coletivo deve ser um serviço gratuito de atendimento e consultas para determinadas regiões que necessitam de providências urgentes no atendimento das pessoas doentes, como também oferecer um suporte continuo para evitar mais enfermidades causadas pela falta de higiene bucal. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.