fbpx

Tratamento cirúrgico: O que o seu plano de saúde deve cobrir?


A cobertura dos planos de saúde varia de acordo com o tipo de plano contratado, ambulatorial, hospitalar, com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Se você deseja contratar um plano com cobertura para internação hospitalar, e consequentemente, com opção de tratamento cirúrgico, somente os planos hospitalar com ou sem obstetrícia e referência dão cobertura para esses procedimentos. 

O órgão que regula a atividade das operadoras de planos de saúde é a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), caso seu plano esteja descumprindo algum aspecto do contrato ou não esteja fornecendo os serviços básicos a que é obrigado, você pode consultar o órgão sobre quais procedimentos adotar. 

Tratamento cirúrgico

Rede credenciada

Para realização de tratamento cirúrgico, além do direito a internação hospitalar, você deve ficar atento a rede credenciada de hospitais, médicos e laboratórios conveniados. A rede credenciada deve ser conferida antes da contratação do plano de saúde, pois muitas vezes, o plano não atende justamente os hospitais e laboratórios de sua preferência, além de claro, o médico de sua escolha. 

Mas e se a operadora do plano de saúde descredenciar o médico, hospital ou laboratório de minha preferência?

Ela pode descredenciar sim, mas especificamente no caso dos hospitais você não precisa se preocupar com relação a qualidade da rede credenciada, isso porque a operadora só pode descredenciar um hospital em caráter excepcional e é obrigada a substituir por outro de hospital equivalente.

Há casos raros em que a rede não substitui o hospital por outro equivalente, mas a ANS deve autorizar antes, para somente então o beneficiário ser aviso e a rede hospitalar reduzida. 

O plano de saúde deve garantir também o atendimento em outros médicos, laboratórios e clínicas. O cliente não deve ficar sem opções. 

Internação e procedimentos de tratamento cirúrgico que o plano deve cobrir

Outro aspecto importante referente ao tratamento cirúrgico é o tipo de cobertura de internação, seja de qualquer natureza, se o plano for do tipo hospitalar enfermaria, mas no dia da internação não houver leitos disponíveis, o cliente não é obrigado a arcar com o custo adicional, mesmo que a internação seja em estabelecimentos próprios ou credenciados pelo plano de saúde

A cobertura para tipos de tratamento cirúrgico também varia de acordo com o plano contratado, mas o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde determina através de uma lista quais são as cirurgias obrigatórias que os planos de saúde devem oferecer.

Gostou do nosso material?

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.