fbpx

Os problemas em fumar e o que pode fazer com a saúde : confira


1 – Consumo do cigarro

O uso do tabaco se tornou epidêmico e hoje ele é considerado um dos maiores problemas que existe na saúde pública em todo mundo. Quase todo o ano, cerca de 8 milhões de pessoas morrem devido ao uso do tabagismo, e a maioria dos usuários são os que vivem nos países de baixa  e média renda, sendo assim, o peso das enfermidades decorrentes seja muito maior.

No Brasil, cerca de 430 pessoas morrem todos os dias em razão ao consumo de nicotina. A boa notícia é que, quem realmente deseja parar de fumar para melhorar sua qualidade de vida, consegue. E também nem é preciso querer fazer isso apenas da sua boa vontade.

O tabagismo, trata-se de uma doença crônica, que é gerada pela dependência à nicotina, que é uma substância natural encontrada nas folhas de tabaco e está também presente em vários outros tipos derivado de cigarro, como por exemplo: cigarro de palha, naguilé, cachimbo, fumo de rolo, cigarra e charuto.

Confira algumas causas que fazem uma pessoa a iniciar o fumo

. Impulsividade

. Tendência a ter problemas de saúde mental

. Vida Social

. Genética

. Baixa renda

. Ter pais fumantes

A razão para os fumantes

O fumo tem o poder de aliviar o estresse e o prazer. Pode aumentar o foco, controle da socialização e do peso e outras causas expostas por eles.

Quanto tempo um fumante leva pra ter câncer ?

Esse impacto deve acontecer em um prazo mais longo, porque o câncer de pulmão é uma doença lenta. Para quem começou a fumar agora, poderá ter riscos entre 25 a 30 anos.

Oque acontece com o pulmão do fumante

Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções e é importante um fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras doenças.

Fumar é o principal fator evitável para o desenvolvimento de doenças respiratórias. Sendo mais específico, o tabagismo afeta negativamente o transporte muco ciliar, mecanismo de defesa do sistema respiratório, e também prejudica a função pulmonar e por outros mecanismos.

Doenças conhecidas como por exemplo : câncer no pulmão, boca, faringe, esôfago, doenças respiratórias e também doenças como Catarata, Osteoporose, Menopausa precoce entre outros.