fbpx

dois excessos que prejudicam a saúde : confira


1 – Excesso de sal

Apesar de ter um importante papel para o organismo, pelo fato de ajudar no bom funcionamento do corpo, o consumo exagerado de sal de cozinha pode trazer muitos problemas para a saúde. O excesso de sódio, que é o principal componente do sal de cozinha, está associado a doenças cardiovasculares e no desenvolvimento da hipertensão, renais e outras, que também estão entre as principais causas de internações e óbitos no Brasil e também no mundo.

O principal papel do sódio, é que ele é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam fora e também dentro das células. Quando ocorre o excesso de nutriente no sangue, ocorre uma grande alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo acaba retendo mais água, pois aumenta o a quantidade de água, dando uma sobrecarga nos rins e no coração, que são situações que podem levar a hipertensão. Um dos problemas da pressão alta, é que ela acaba prejudicando a flexibilidade das artérias, atacando o coração, os rins, os vasos e o cérebro.

Os vasos, por dentro, são cobertas por uma camada sina que acaba se lesionando quando o sangue circula com a pressão elevada. Prejudicando e os deitando endurecidos, além de deixar estreito e podendo entupir com o passar dos anos. E o entupimento de um vaso do coração faz com que possa levar a um infarto.

 

2 – Excesso de açúcar

Bastante gente não sabe, mas o excesso de açúcar pode prejudicar os principais órgãos, como os rins e o cérebro. Quando a glicose está alta, os rins acabam ficando sobrecarregados para filtrar o sangue. O que pode ocasionar problemas conforme o tempo. O cérebro também pode sofrer, pelo fato do excesso de açúcar acabar prejudicando as funções cognitivas.

Outra doença que tem crescido muito entre os brasileiros, e que está relacionada ao grande consumo de açúcar, é a obesidade. Outras consequências são o desenvolvimento de cáries, o aumento dos riscos de doenças, insônias, cardíacas e também o problema de pele. E o grande consumo de açúcar pode causar formigamento nos pés, visão embaçada, enjoo e sonolência.